quarta-feira, 10 de julho de 2013

Piranha-vermelha


Piranha-vermelha









Classe:
 Actinopterygii
Ordem:Characiformes
Família:Characidae
Gênero:Pygocentrus
Espécie: Pygocentrus nattereri
piranha-vermelha também conhecida como piranha-caju é a mais comum entre as espécies de piranhas, nativa da América do Sul habita a Bacia Amazônica, Araguaia-Tocantins, Prata e São Francisco.
Possui coloração cinza na região dorsal e na região ventral apresenta coloração avermelhada. O corpo tem o formato semelhante ao de um losango, o focinho é pequeno e robusto, a boca é repleta de dentes muito afiados e sua mordida é bastante potente.
É um peixe de escamas, atinge 30 cm de comprimento, sendo que as fêmeas são um pouco maiores que os machos.
Outra diferença existente entre os sexos, apesar de não ser de fácil identificação, é que a coloração vermelha é mais acentuada nas fêmeas, e quando os olhamos de frente, é possível perceber que os machos têm a barriga em forma de V, e as fêmeas em forma de U.
Dentes da piranha-vermelhaÉ considerada uma das mais ferozes espécies de água doce, mas ainda assim pode ser criada em aquários.
A piranha-vermelha vive em cardumes, os quais variam de pequenos a até mais de 100 indivíduos.
Sua principal fonte alimentar é outros peixes, mas também consome insetos, vermes, crustáceos, e animais de grande porte, estejam eles vivos ou mortos.
No período reprodutivo, o macho faz um ninho entre a vegetação e rochas, a fêmea deposita uma grande quantidade de ovos que logo em seguida são fertilizados por ele.
Após o nascimento, ambos os pais são responsáveis pelo cuidado da prole.
Ao se manusear uma piranha-vermelha deve-se tomar muito cuidado, pois sua mordida pode provocar um belo estrago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário