quarta-feira, 10 de julho de 2013

Como cuidar de Piranhas em sua casa




Como cuidar de Piranhas em sua casa

Calma mulherada, depois de tanta intriga esse blog não tem como intuito oferecer instruções para esconder ou trazer qualquer tipo de pessoa para sua casa, como um bom blog de aquarismo, agora falaremos sobre a manutenção de um peixe em especial. As Piranhas.

As piranhas são peixes carnívoros da América do Sul, pertencentes a família Caracidae, a mesma família dos nossos queridos Tetras e muitos outros peixes dóceis e delicados.
Apesar de parecida em aspecto com os pacus e tambaquis (da mesma família), as piranhas são mais facilmente reconhecidas pela dentição caracteristica, ausente nas outras espécies
Sua agressividade e voracidade não reflete sua natureza, pois é um peixe que requer cuidados especiais quanto sua manutenção.
São peixes cuja reputação não condiz em tanto com a realidade. Raramente atacam animais maiores, e as que o fazem são poucas espécies. É comum inclusive vermos em documentários pessoas nadando em rios infestados (palavra forte né) de piranhas e não sofrerem nenhuma espécie de dano. Algumas pessoas relatam que elas só atacam se a pessoa tiver alguma ferida, pois o cheiro as atrairia.
Na verdade a maioria das piranhas tem o hábito de mordiscar outros peixes, principalmente maiores como fonte de alimento. E atacam mamíferos e aves em certas epocas do ano, geralmente relacionadas com alguma situação em especial. No geral só atacarão uma pessoa por exemplo se estiverem acuadas ou com muita fome.
Elas podem causar grande desequilíbrio em ambientes onde não são nativas, pois ali, devido a sua grande capacidade de ataque irão predar, por falta da presa original, o que aparecer na frente, podendo comer inclusive plantas.
São peixes pouco tolerantes a poluição, por isso não são comuns em rios que atravessam grandes centros urbanos.

 O Aquário para manter as piranhas.

As piranhas não são peixes muito grandes quanto comparados a outros carnivoros de nossafauna , mas são peixes agitados e na natureza são encontrados aos cardumes. Um aquário com dimensões generosas será sempre bem vindo. As maiores espécies podem chegar a 30cm, porém a maioria das espécies ficam entre 10 a 15cm.
Portanto, mesmo para as menores espécies o aquário não pode ser muito pequeno, aquarios a partir de 70/80 litros já tornam sua manutenção possivel. Prefira aquários mais compridos do que largos, para que ela tenha mais espaço para "corridas".

Filtragem, Temperatura e Afins

São peixes extremamente sensíveis a presença  de amônia e nitrito na água, portanto sua filtragem deve ser caprichada. Escolha um filtro sempre acima do recomendado para o volume do aquário, se possível use um canister, que lhe permitirá maior área de filtragem, ou externos com grande área.
A filtragem acima do recomendado também a manter a água bem oxigenada, conforme o animal precisa.
Como qualquer peixe tropical sua temperatura varia entre os 26ºC a 30ºC, mas mantenha acima de 28ºC para evitar Ictio, que para elas é uma doença muito perigosa.
O pH ideal depende da espécie, a maioria vive em ambientes levemente ácidos, mas se adaptam também ao alcalino, preferencialmente se este não ultrapassar 7,5.  Nos aquários que as mantenho o pH neutro sempre me deu excelentes resultados.

Alimentação

Por mais absurdo que possa parecer as piranhas não são tão carnívoras quanto pensamos. Na verdade a maioria das espécies se alimenta de nadadeirasde outros peixes (isso mesmo, sem matá-los) e até mesmo de vegetais, portanto a dieta deve ser variada.  É comum inclusive que muitas delas aceitem ração floculada ou granulada.
Algumas pessoas tendem a manter peixes pequenos junto com piranhas e se chateiam por que elas não os comem, isso também é normal, a maioria das espécies de piranha se bem alimentadas não irá atacar peixes menores com a voracidade de um oscar, ocasionalmente atacará um ou outro, mas principalmente quando são filhotes, esse comportamento não ocorre.
De qualquer forma as piranhas a maior parte da dieta é de peixe carnívoro e alimento proteícos devem ser fornecidos, podendo inclusive ser congelados, ou alimentos como artêmia ou tenébrio. Geralmente elas não aceitarão alimentos "mortos", quando recém chegadas ao aquário, mas com paciência o aquarista consegue fazer que ela aceite outros alimentos além dos vivos.
Particularmente prefiro manter meus peixes com ração e congelados, pois assim sei que não estou introduzindo doenças.

Comportamento e sociabilidade

Quando jovens são peixes de cardume, esse comportamento torna-se um pouco diferente na fase adulta quando o cardume nem sempre é frequente. Por isso é comum ver várias piranhas pequenas nadando junto, porém num grupo de adultas ver vários pedaços faltando entre elas. Quando adultas é preferível mantê-las sozinhas, sendo o grupo recomendado para grandes aquários.

Algumas espécies:

Piranha Cajú (Serrasalmus (Pygocentrus) natereri)

Essa é a piranha mais agressiva, mais chata de alimentar, uma das maiores, e mesmo assim, uma das mais requisitadas na aquariofilia, provavelmente devido a sua forte coloração vermelha. É mais facilmente mantida solitária, pois em aquários elas provavelmente irão se multilar aos poucos. Com peixes maiores é possível mantê-la porém ela também provocará ferimentos nesses, que poderão tornar-se pontos de contaminação. É Melhor prevenir do que remediar.
Essa é também uma das espécies que demanda mais espaço.
Nativa das Bacias Amazônicas e pantaneira
Piranha comum ou Piranha amarela (Serrasalmus (Pygocentrus) piraya)

Essa espécie foi uma das primeiras espécies de piranha a ser descrita, e também é muito agressiva, e a mais conhecida em atacar inclusive pessoas. Pode chegar a 40cm, sendo uma das maiores espécies de piranha. Também é muito procurada para aquariofilia em especial pois quando filhote apresenta belíssimo tom amarelo.  Obviamente pelo seu tamanho também requer grandes aquários.
É também conhecida como Piranha preta e Rodoleira, sendo nativa da Bacia do Amazonas e do Rio São Francisco
Piranha Olho de Boi (Serrasalmus rhombeus)
Outra grande espécie, caracteristica pelo tom escuro e olhos avermelhados. É uma das mais dificeis de ser encontradas na aquariofilia. É nativa da Bacia do Rio Amazonas e Orinoco
Também extremamente agressiva, pode chegar aos 30cm, e deve preferencialmente ser mantida solitária. Em minhas observações considero essa a mais agressiva das piranhas
Piranha comprida (Serrasalmus elongatus)

Espécie menos agressiva e de menor porte, diferenciada pelo formato do corpo. Apresenta tom prateado marcante. Essa espécie é particularmente mordiscadora de nadadeira, porém é facil adaptá-la a comer ração. Assim como com todas as outras, plantas serão destroçadas.
É uma das menores espécies, chegando a no máximo a 30cm, porém a maioria dos espécimes dificilmente passa dos 20cm.
É uma das espécies menos comuns em aquários, porém uma das mais recomendadas para iniciantes.
Nativa do Rio Guaporé no Brasil.

Piranha Diamante (Catoprion mento)

É uma das piranhas mais diferentes e mais belas. Habitualmente alimenta-se de escamas de outros peixes, chegando em média a 15cm de comprimento. Seu hábito de se alimentar quase exclusivamente de escamas a torna um animal de difícil manutenção, embora com insitencia do criador ela possa aceitar ração, é mais fácil mantê-la fornecendo escamas de peixes, mesmo de peixes marinhos ou peixes maiores.
Na experiência que tive com esse animal consegui mantê-lo usando escamas de peixes que pegava "raspando" balcão de feirantes, era gratuito, e a pessoa que acabou ficando com ele levou essa recomendação. Não tenho contato para saber quanto tempo ela manteve o animal
Considero essa a espécie mais bonita de piranha.
Há relatos de ataques de piranhas a aquaristas, isso sim é comum, pois vale lembrar que a mão do aquarista no aquário é algo completamente estranho, e dependendo do tanque assustador ao animal, que se defenderá usando sua principal arma, os poderosos dentes.
Portanto o aquarista que opta por um aquario desses deve evitar o contato direto com o animal, nesse caso pinças e redes são excelentes materiais de manutenção. 
Então mulheres, não se preocupem se seu marido tiver uma dessa em casa, ele não poderá colocar a mão nela, quanto mais….bem….encerremos por aqui ;)

Gostou da Matéria? Então deixe um comentário!

Voltar

Nenhum comentário:

Postar um comentário