terça-feira, 9 de julho de 2013

Peixes de água doce do Brasil - Aruanã (Osteoglossum bicirhossum)


Peixe de água doce Aruanã.




Nome popular


O peixe de água doce chamado Aruanã é conhecido popularmente como Língua-de-Osso.

Nome científico

Osteoglossum bicirhossum.

Distribuição geográfica
Sua espécie é distribuída nas Bacias Amazônica e Araguaia-Tocantins.

Habitat

O Aruanã habita pequenos rios, igarapés e trechos de florestas inundadas. Ficam bem próximos da superfície, onde caçam dentro e fora d’água. Costumam dar grandes saltos, de até 2 metros, para apanhar artrópodes ou fugir de predadores como os Botos. Em águas pouco oxigenadas, o Aruanã nada com os barbilhões projetados para frente para conseguir oxigênio na superfície da água. 

Alimentação

É um peixe carnívoro, que se alimenta de invertebrados aquáticos e terrestres, como insetos e aranhas, além de pequenos peixes, sapos, cobras e lagartos.

Reprodução

O Aruanã se reproduz durante a enchente. Os machos da espécie guardam os ovos e as larvas na boca, mostrando extremo cuidado com a prole, protegendo-a.

Características     

O Aruanã é um peixe coberto por escamas, com coloração branca, mas as escamas ficam avermelhadas na época da desova. O dorso é verde escuro e o centro das escamas do flanco, prateado ou dourado. Possui corpo muito alongado e comprimido. Possui linha lateral curta e bem evidente. Sua boca é enorme, com barbilhões na ponta do queixo, e língua óssea e áspera, como a do pirarucu. Pode alcançar cerca de 1 m de comprimento total e pesar até 5 Kg. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário