domingo, 7 de julho de 2013

Dicas para amansar seus peixes



           
 
Dicas para amansar seus peixes


Nestes 25 anos de experiência em piscicultura de peixes nativos, podemos afirmar que a maioria dos peixes é domesticável.

Nós já tivemos muitos animais dóceis em nossa propriedade.
Foram muitos pintados, cacharas, pirararas, pacus e jurupensens que comiam na mão. Além de pirarucus, dourados, piraputangas e muitos outros que respondiam aos sinais do tratador.
A domesticação em geral ocorre, através de sinais sonoros e vibrações percebidas pelos peixes associadas à uma recompensa de alimento.
Faça disso uma rotina diária de alimentação e você terá em muito breve, o seu melhor amigo peixe.
Aqui vão minhas sugestões para estabelecer uma rotina para domesticação:
1)      Você pode bater um lambari ou pedaço de carne na superfície da água de um aquário, açude ou lago ornamental.
Logo os peixes vão perceber o aroma do alimento e o ruído do bater, sendo dispersos pela água.   No começo tendem a ficar tímidos e amedrontados.   Nos primeiros contatos, você deve ser paciente.  Bata seu snack por um tempo, solte-o, faça-o por várias vezes, sempre soltando a recompensa após algum tempo. Tudo bem se nos primeiros dias, os peixes não buscarem o alimento na sua mão.  Em poucos dias, eles estarão fazendo isso.
Esta técnica é indicada para os bagres pintado, pintado amazônico, cachara e pirarara.
Assista esse vídeo do Marcelo Siqueira com pintado amazonico:

2)      Você pode fazer barulho com as mãos sujas de ração na superfície da água e depois alimentar os peixes soltando aos poucos pelletes de ração diretamente da sua mão parcialmente submersa.
O principio é o mesmo do anterior, mas utilizado com peixes onívoros como tambaquis, pacus, piauçus, carpas e tilápias.
Veja como é possível passar a mão na cabeça de tambaquis,  assistindo abaixo o vídeo do Jornal Nacional:
3)      Bata o pé no chão antes de arroçoar o viveiro, causando vibrações da taipa e na água.
Essa técnica é utilizada para condicionar o arraçoamento diário à um sinal do tratador.  Bata sempre o pé na taipa antes de jogar a ração. Algumas pessoas batem no balde, como uma variação desta técnica.
É esperado que em poucos dias seus peixes acostumem-se à essa rotina. Assim, toda vez que quizer vê-los por perto é só bater o pé. Não deixe de levar um pouco de comida, para não frustrar o seu cardume.
Esta técnica é indicada para praticamente todas as espécies da piscicultura.

ATENÇÃO: Utilize apenas esta ultima técnica  para os animais vorazes e agressivos como pirarucu e dourado. Estes animais podem causar acidentes. Não coloque a mão na água para alimentá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário